10 Anos de Parceria

1979: o show “10 Anos de Parceria”

Toq-VinIncrível como Vinicius remoçara em menos de um ano. Portava um frescor vital que só pode ter sido recuperado pelo encontro com Gilda, que seria sua derradeira mulher. No dia 5 de abril de 1979, Toquinho e Vinicius estreavam o show comemorativo de seus 10 anos de parceria, no TUCA, em São Paulo. O branco era a cor da magia que predominava naquele palco. Os dois mostravam, antes de tudo, que os 10 anos foram determinantes para apagar a diferença de idade entre eles: Vinicius, 65; Toquinho 33.

E pareciam movidos por uma única cronologia, a do prazer.

Essa cronologia não tem números. Para eles, nesses 10 anos, o tempo não se acumulara, apenas fluíra no diapasão do encantamento pelo que faziam fora e dentro do palco. Como se tivessem emergido dos poros da vida e se irmanado pela alquimia da música, e agora distribuíam-se em eucaristia para um público que, num profundo ato de fé, recebia aquele banquete musical condensando cerca de 20 LPs que gravaram e mais de 1.000 shows que fizeram.

Toquinho continuava ostentando seu viço peculiar, discretamente exuberante, permitindo que Vinicius figurasse como comandante do espetáculo. Foto_10O show dos 10 anos teve a direção do Fernando Faro. Foi um show muito bonito, com cenários especiais, slides, etc.

  Ficaram um mês no TUCA, em São Paulo, depois percorreram ginásios e teatros do Brasil inteiro, com muito sucesso, sempre com casas lotadas. Os “10 Anos de Toquinho & Vinicius” foram agrupados num LP-Philips, com 28 músicas e alguns textos falados por Vinicius. O disco consegue reacender em quem assistiu o show as vivas emoções daquele espetáculo, e prima pela temática do anseio do homem comum pela felicidade e pela liberdade de se poder sorrir ou chorar, se entristecer ou se alegrar. Foi o que eles propuseram em seus 10 anos de música.

Foto_4Em 1980, a gravadora Ariola lançou os discos “Arca de Noé 1″ e “Arca de Noé 2″, contendo a obra completa de Toquinho e Vinicius referente ao público infantil, com retumbante sucesso, originando, inclusive, especiais produzidos pela TV Globo.

As músicas do disco “Arca de Noé 1″ mostram as participações de MPB-4, Alceu Valença, Bebel, As Frenéticas, Boca Livre, Marina, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Walter Franco, Moraes Moreira, Elis Regina, Fá-bio Jr. e Chico Buarque. Enquanto que, do disco “Arca de Noé 2″, participam Grande Otelo, Boca Livre, Fagner, Céu da Boca, Elba Ramalho, Ney Mato-grosso, Tom Jobim, As Frenéticas, Clara Nunes, Dionísio de Azevedo, Pauli-nho da Viola e Jane Duboc.

Próximo >>

Deixe um Comentário

História da corte // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  1. História da corte // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  2. Negro Rei // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  3. Fado // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  4. Além do Mar // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  5. Marujo // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  6. Pindorama Brasil // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  7. A grande viagem // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  8. Outros Quinhentos // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  9. Mosaico // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  10. Descobrimento // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  11. Tambor Cafuzo // Mosaico (Circuito Musical, 2005)
  12. Lenda // Mosaico (Circuito Musical, 2005)